O IC19, itinerário que liga Sintra a Lisboa, é segundo os jornais, a estrada mais movimentada da Europa! Este tipo de notícia suscita sempre alguma desconfiança, mas está bem, acreditemos que sim.
Se é assim, então justificava-se sem pensar duas vezes que ao alargar e reabilitar, como aconteceu nestes últimos anos, se usassem as melhores técnicas de construção de estradas. Mas não foi nada disto que aconteceu. Desde sinais mal colocados, saídas mal desenhadas, soluções de escoamento de águas duvidosas. Mas o mais gritante é realmente a qualidade do alcatrão empregue.
O alcatrão é todo ele de uma qualidade que nem para um parque de estacionamento de um qualquer supermercado. Basta uma chuva fraca para o pavimento ficar alagado, levantando-se um "nevoeiro" formado pela água à passagem dos carros, que não deixa ver nada.
É nisto que é empregue o nosso dinheiro? Ao contrário do que dizem, assim mais valia não fazer nada...
E já agora, para o desenho das saídas, e distância entre saídas e entradas e afins, há cálculos que se fazem. Eu que não sou da área de construção de estradas, mas que aprendi a fazer esses cálculos em cadeiras do curso de planeamento urbano, olho para o que está feito em muitos sítios e só penso quem terá sido o "urso" que fez aquilo.
Bem sei que muitas vezes se faz o possível para o local em causa, para o espaço disponível, mas penso que numa estrada como esta tem que se tentar até ao máximo o melhor, e infelizmente não foi isso que aconteceu.
1 comentário:
fosga-se ainda bem que só ando de comboio
Enviar um comentário